sábado, 26 de abril de 2008

Pais Fortalecem o Conselho Escolar


O Concelho Escolar tem atuado de forma satisfatória, contribuindo efetivamente para o processo de gestão participativa, pois democratiza, integra e fortalece as decisões e ações escolares.
Nosso principal desafio é o de envolver efetivamente, e coletivamente, os membros da comunidade escolar e local. Os pais também contribuem com idéias e ações, auxiliando e fortalecendo o Concelho Escolar.

Histórico

HISTÓRICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM FRANCISCO JAVIER HERNÁNDES ARNEDO

No dia 1º de agosto de 1987 foi inaugurado o Grupo Escolar Francisco Ordônio de Vasconcelos, em cerimônia que contou com a presença do então Prefeito Municipal Tancredo Nunes de Menezes, que sentia a necessidade da existência de uma escola no Bairro Governador Ferraz, até então desprovido de tão importante instituição.
Maria do Perpétuo Socorro Rolim de Vasconcelos foi nomeada a primeira diretora, permanecendo no cargo até o ano de 1991. De 1992 a 1996, a escola foi administrada por Maria do Socorro Simão Araújo, que foi sucedida por Edice Rolim Vieira. No quadriênio 2001-2004, já sob a denominação de Escola de Ensino Fundamental Francisco Ordônio de Vasconcelos, foi dirigida por Maria de Fátima Moita.
Até o ano 2004. a escola funcionou no prédio de origem, o qual era pequeno e não oferecia conforto aos alunos, razões pelas quais oferecia apenas a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos.
Por força do decreto Municipal nº 07-A/2005, de 4 de fevereiro de 2005, passou a ser denominada de Escola de Ensino Fundamental Dom Francisco Javier Hernández Arnedo.
No dia 30 de abril de 2005, foi inaugurado o novo prédio onde a escola funciona atualmente, em cerimônia que contou com a participação, entre outras autoridades, do Governador do Estado do Ceará, Lúcio Gonçalo de Alcântara, do Prefeito Municipal de Tianguá, Dr. Luiz Menezes de Lima, do Vice-Prefeito, Antonio Vanderlei Portela e Vasconcelos, da Secretária de Educação do Estado do Ceará, Sofia Lerche Vieira, e da Secretária de Educação, Cultura e Desporto do Município de Tianguá, Valdeída de Sá Vasconcelos.
Atualmente, a escola oferece à comunidade na qual está inserida as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos – EJA – 1º Segmento – 1ª a 4ª série.

Identidade da Escola

Valores

Fundamentaremos nossa filosofia de educação na consciência de sua função de forma homens livres e autônomos, para uma vida em sociedade dentro dos princípios ético-morais de solidariedade e respeito, discernindo, avaliando e agindo, de acordo com os ideais de justiça e cooperação.

Visão de Futuro

Centraremos forças para construirmos uma escola qualificada, que atendam mais deveres culturais existentes em nossos meio, buscando um maior desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Ampliando o conhecimento que o aluno tem de seu próprio mundo, por meio de estudo do espaço e sua vivência.

Missão

Nossa escola tem como missão promover ensino que atenda aspectos individuais e coletivos onde os alunos possam ser agentes transformadores da própria história com conquistas para a realização pessoal e cidadã.

Objetivos Estratégicos

Reduzir a taxa de reprovação e evasão escolar, bem como ofertar oficinas interativas aos alunos, aperfeiçoando a função social da escola.
Buscar a excelência humana através do desenvolvimento de potencialidades e da ênfase ao aprender a conhecer, a fazer, a ser, a conviver e a prosperar.

Os alunos de tempo integral


É brincando que a criança explora a expressão da emoção os sentimentos,pensamentos,desejos e necessidades, ao utilizar-se das diferentes linguagens; corporal, musical, oral e escrita.
Esse momento acontece diariamente. As relações cognitivas e afetivas da interação lúdica proporcionam amadurecimento emocional e vão pouco a pouco construindo a sociabilidade infantil, brincar é indispensável á saúde física, emocional e intelectual da criança, é um momento de auto-estima da criança, de auto-expressão e auto realização.

Inclusão Digital

As aulas de informática em horário contra turno faz parte da nossa rotina, com os computadores integrados no trasbalho didático.Os estudantes ganharam não só familiaridade com o mundo virtual, eles se sentiram mais motivados
Professora Edivânia

Nossa Proposta

A Escola Dom Javier tem por objetivo, criar condições para que o educando seja agente de seu próprio desenvolvimento, possibilitando:
-A descoberta de si mesmo;
-Seu posicionamento crítico e responsável em sua comunidade e na história;
-Uma vivência de valores éticos cristãos que favoreça a supremacia do SER sobre o TER;
-Uma convivência fraterna inspirada nos princípios de liberdade e solidadriedade humana;
-A aquisição e reelaboração do conhecimento e do saber, de forma que seja dinamizado seu potencial de descoberta, de construção de criatividade, de busca constante de crescimento.
-Sendo assim, os objetivos que fundamentam a Ação Pedagógica da ESCOLA DOM JAVIER estarão concernentes a esta Filosofia:
-Desenvolver adequadamente as potencialidades e a personalidade do aluno;
-Testemunhar, através do convívio, o respeito aos valores propostos;
Propiciar condições de aprendizagem do conhecimento e do saber.
Oferecer ensino de alta qualidade, objetivando a aprendizagem e não o ensino como meta maior proporcionar um ambiente favorável ao estudo, de tal forma, que o(a) a proseguir e ambicionar estudos complementares nas instituições de níveis superiores. Oferecer condições ao(a) estudante de desenvolver-se em todos os aspectos: social, afetivo, artístico, espiritual e psicomotor, além do aspecto cognitivo.

Projeto Identidade

O Projeto Identidade foi uma elaboração coletiva. Tendo o formato e as características próprias da clientela com qual foi desenvolvido.
É importante o respeito á diversidade e a individualidade das crianças, que nesta etapa apresentou diferenciações significativas entre o tempo psicológico, e o tempo cronológico.

Aconteceu

I sarau de Poesias: Cantando, Cantando e Encantando, onde tivemos a oportunidade de nos encantarmos com poesias de renomados poetas Tianguaenses e de nos emocionarmos com os nossos pequenos escritores recitando poesias de suas autorias dançando e encantando a todos.